Introdução
Este projeto teve como principal objetivo ser uma introdução à área do packaging, promovendo a investigação prática da relação entre a forma e o conteúdo. Os desafios centrais deste primeiro trabalho foram identificar e discutir os principais problemas ligados ao desenho em suportes tridimensionais.

Objetivos Do Projeto
Desenvolver a capacidade de compreensão e análise dos valores da forma, da cor, da textura, da composição, da escala e, sobretudo, da tridimensionalidade;
Promover a aquisição de conhecimentos e oportunidades de investigação que tenham por intenção a investigação e a experimentação, incentivando o uso de uma linguagem gráfica, plástica e expressiva como parte dessa metodologia.
 Estimular a aplicabilidade do trabalho num determinado contexto social, cultural ou de mercado;
Potenciar a capacidade de argumentação e fundamentação em todas as fases do projeto.

Proposta de trabalho
Foi proposto desenvolver um cubo, com 25 cm em material rígido. Para além disso tive de pensar num tema e comunicar de um modo original e impactante através das faces do mesmo.

Palavras chaves para o desenvolvimento do conceito
Depressão
Vazio
Sofrimento 
Mascara Social

Conceito
Com as palavras chave e o tema principal escolhido comecei por desenvolver um conceito relacionado com a depressão. Pretendi criar uma metáfora visual através de uma capa externa retirável do cubo, fazendo uma comparação direta a uma máscara social utilizada por muitos que tem transtornos mentais, tais como pessoas depressivas. Essa máscara social representa a maneira que pessoas depressivas se apresentam na sociedade, onde muitas vezes aparentam serem pessoas perfeitamente normais sem nenhum vestígio de tristeza ou vazio interno. Já a parte interna do cubo representa o cair da máscara, o chegar a casa. Aí já se torna mais percetível a dor, o vazio interno e o caos ensurdecedor. De salientar ainda que todo o cubo foi projetado de forma bastante manual e plástica, representando assim de certa forma a instabilidade e fluidez de estágios depressivos e sociais presentes no transtorno obsessivo depressivo.

Back to Top